Biblioteca

Artigos

Publicações

Vídeos

Vídeos

Publicações

Leia o Jornal “Despejo Zero na Vila Andrade”

Leia o Jornal “Despejo Zero na Vila Andrade”

Centenas de famílias estão ameaçadas de remoção na Vila Andrade, zona sul de São Paulo. Além da pressão do mercado imobiliário, a região também é visada pela Prefeitura de São Paulo. Leia o jornal elaborado pela Articulação Vila Andrade, em defesa do direito à...

Ausência de políticas públicas efetivas para população de rua

Ausência de políticas públicas efetivas para população de rua

Por Luiz Kohara e Maria Antonieta da Costa Vieira PUBLICADO EM LE DIPLOMATIQUE BRASIL A pandemia do coronavírus expôs de forma abrupta as faces cruéis da extrema desigualdade social, econômica e urbana. Em países como o Brasil, em que as desigualdades são gritantes,...

A gestão do terceiro setor e suas funcionalidades

Leia o artigo do Centro Gaspar Garcia no eBook “A Gestão do Terceiro Setor e suas Funcionalidades”, lançado pela Fundação Salvador Arena. O texto escrito por Vivian Lima da Silva e Renê Ivo Gonçalves se encontra na página 71 do livro. Confira.

Novos parâmetros para a regularização fundiária urbana e rural

“Novos parâmetros para a regularização fundiária urbana e rural: A Lei nº 13.465/17 e suas PerverCidades”:Apresentação elaborada pela advogada urbanista Rosane Tierno para o seminário “Novos parâmetros para a regularização fundiária urbana e rural” do dia 10 de...

Artigos

As mulheres nos movimentos sociais de moradia – a cidade sob uma perspectiva de gênero

O presente trabalho propõe-se a analisar questões relacionadas à presença de mulheres organizando, participando e liderando movimentos sociais populares que reivindicam moradia.

Verifica-se que tal presença é acentuada nessas formas de organização e, diante deste fato, serão levantadas hipóteses de fatores que influenciem essa participação.

O principal fator a ser considerado são as relações sociais provenientes da divisão sexual do trabalho, cuja reprodução reserva socialmente às mulheres o espaço privado – ou seja, o espaço do lar – a partir da imposição do trabalho doméstico e de cuidados ao sexo feminino.

Também será apontado como a participação das mulheres nos movimentos populares contribui para seu empoderamento e de que maneira isso pode refletir no planejamento de políticas públicas voltadas às mulheres.

Da proposta democrática ao enfrentamento concreto: estudo de caso sobre dois conselhos municipais de políticas públicas na cidade de são paulo

O presente artigo se propõe a analisar a dinâmica de funcionamento de dois conselhos gestores de políticas públicas da cidade de São Paulo: o Conselho Municipal de Habitação (CMH) e o Conselho de Monitoramento da Política de Direitos das Pessoas em Situação de Rua (Conselho de Monitoramento). A análise considera, entre outras questões, a criação desses espaços, seu desenho institucional, a participação de seus membros, a capacidade de deliberação e definição de recursos para políticas públicas, as disputas, os desafios e os avanços dos espaços de participação social e seus efeitos sobre as políticas públicas. Para isso, o trabalho priorizará as últimas gestões de ambos os conselhos (2009-2012), no entanto se estenderá a gestões anteriores e traçará perspectivas para a próxima gestão que se inicia no ano de 2013.

Parcerias Públicas

Apoios e Parcerias

Christian Aid

Fale conosco