Programa Reviravolta

O Programa Reviravolta visa a contribuir para a inserção social organização da vida pessoal e acesso a políticas públicas de inclusão de pessoas que estão em situação de rua.

Por meio de atividades coletivas, experiência temporária de geração de renda com reciclagem, oficinas de formação, cidadania, educação ambiental e acompanhamento social, o programa pretende colaborar para que seus participantes restabeleçam a rotina e a organização pessoal, reconheçam seus valores e retomem seus sonhos para dar uma “reviravolta” em suas vidas.

O Centro Gaspar Garcia, por meio do Programa Reviravolta, também realiza o acompanhamento à Cooperativa Coopere-Centro, em seus aspectos sociais e organizacionais, e participa de articulações em redes de incidência visando a ampliação e qualificação das políticas públicas para a população em situação de rua da cidade de São Paulo.

Por que o programa é urgente?

A situação da população que está nas ruas é a mais grave da sociedade urbana. São pessoas que vivem em extremo abandono e miséria, expostas aos riscos da violência e da discriminação, e sem acesso aos direitos essenciais.

As pessoas que chegam à situação de rua passaram por um processo de perdas e rompimentos de vínculos em vários aspectos da vida como o emprego, a moradia, a separação da família e até da própria identidade. Portanto, quem está em situação de rua, além das necessidades básicas, tem necessidade de espaços em que se sinta valorizado, onde possa reavivar suas capacidades e ser respeitado como ser humano dotado de potencialidades, objetivos e sonhos.

Como trabalhamos?

Após o período de participação regular nas oficinas de integração, as pessoas iniciam nas atividades de separação, preparo e venda de materiais recicláveis. O objetivo é estabelecer processos de rotina e estabilização das condições de vida, de aprendizado de uma atividade lucrativa e de desenvolvimento de trabalho coletivo.

Essas experiências propiciam preparo para trabalho e outras iniciativas solidárias e empreendedoras, o programa busca parcerias com organizações que acreditam e se dispõem a fazer parte desta rede de acolhimento e solidariedade.

A Cooperativa de Catadores Coopere-Centro tem sido um exemplo desta parceria institucional. Conjuntamente e com respeito à autonomia da coordenação, contribuiu com a associação de 150 pessoas com trajetória de rua na cooperativa.

O programa visa ainda a participar e contribuir em rede de articulação e com o Movimento Nacional da População de Rua. O objetivo é incidir em processos de construção de políticas públicas que resgatem os direitos humanos desta população marginalizada pela sociedade.

 

Quer saber como contribuir? Entre em contato: reviravolta@gaspargarcia.org.br (11) 3311-9928 / 3311-9961.

 

 

Parcerias Públicas

Apoios e Parcerias

Christian Aid

Fale conosco