Material foi lançado no dia 9 de fevereiro na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP)
O Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos realizou na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), localizada no centro histórico da capital paulista, o lançamento da Cartilha de Segurança com Orientações para Enfrentar Casos de Violência Contra Trabalhadores Ambulantes.
O conteúdo do material foi elaborado com trabalhadores da cidade de São Paulo que participam do Fórum dos Ambulantes da Cidade de São Paulo. A cartilha aborda temas como Segurança Pública, Permissão e Comércio de Rua, Prevenção e Enfrentamento de Risco, oferecendo orientação para o enfrentamento das violências institucionais vividas pelos trabalhadores do comércio de rua na luta pelo direito ao trabalho na cidade.
O evento contou com a participação de ambulantes, representantes de associações, sindicatos, parlamentares e agentes públicos que atuam com o tema. Entre os presentes estavam a professora Vera Telles, do grupo Cidade e Trabalho, da USP; a professora Débora Sanches, que integra o corpo docente de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie e é vice coordenadora do Centro Gaspar Garcia, e a Secretária de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine.
Também participaram da mesa de lançamento Valdina de Assis da Silva, da União Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, Camelôs, Feirantes e Ambulantes do Brasil, e Benedito Barbosa, do Centro Gaspar Garcia, União dos Movimentos de Moradia de SP (UMM-SP) e Central dos Movimentos Populares (CMP).