No mês em que o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos completa 35 anos, um prêmio ilustra o compromisso contínuo da organização com os direitos humanos e o acesso à moradia digna. Na última quarta-feira, 25 de outubro, em Brasília, o Centro Gaspar Garcia recebeu o Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação, concedido durante uma cerimônia especial realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. O prêmio é um reconhecimento ao compromisso da entidade em lutar pelos que vivem em situação de moradia precária, sobretudo famílias ameaçadas de despejos em ocupações, favelas e cortiços de São Paulo.
O Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos é uma organização dedicada a fornecer assistência jurídica e social a indivíduos que vivem em condições inadequadas de habitação, promovendo assim a causa dos direitos humanos e da habitação digna. A entidade vem desempenhando um papel fundamental na prestação de assistência jurídica e social gratuita para aqueles que vivem em condições precárias e são criminalizados ou invisibilizados quando reivindicam o direito à moradia.
O prêmio foi uma indicação dos deputados Guilherme Boulos e Erika Hilton e é um reconhecimento pelo trabalho. Juliana Avanci, advogada que coordena o Programa Moradia Digna, do Centro Gaspar Garcia, esteve presente na cerimônia de premiação e relembrou a soma de esforços necessários na luta pelo direito à moradia.
“Não é um trabalho fácil, é um trabalho árduo. Por isso quero agradecer toda a equipe do programa Moradia Digna e Centro Gaspar Garcia, assim como todos os advogados populares, estagiários e educadores populares que já passaram por essa equipe e ajudaram a construir esse trabalho. Além, claro, das comunidades que acreditam e confiam no Centro Gaspar Garcia. Esse é um reconhecimento honroso do nosso trabalho de luta pela regularização fundiária e pelo enfrentamento de despejos e outras violações de direitos, e é fruto de um trabalho coletivo.”
Além do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) e a Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) também foram homenageadas na categoria de Entidades. Na categoria de Personalidades, os premiados incluem Gilberto Giacoia, o Procurador-Geral do Ministério Público do Paraná; José Aprígio da Silva, o Prefeito da cidade de Taboão da Serra (SP); e Reinaldo Iapequino, o Presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Lucio Costa, criado em 2015, presta homenagem anualmente ao legado do renomado arquiteto e urbanista Lucio Costa, o mentor do revolucionário Plano Piloto de Brasília. Essa distinção é concedida a indivíduos e organizações que compartilham a visão de criar um ambiente urbano mais inclusivo e sustentável.
Foto: Kelseny Pinheiro