Diante do atual desastre ocorrido nas cidades do litoral norte de São Paulo que atingiu gravemente centenas de famílias de trabalhadores de baixa renda e mortes de dezenas de pessoas, o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, organização não governamental, ecumênica, sem fins lucrativos, que desde 1988 atua na defesa e promoção do direito à moradia digna, vem denunciar as causas reais desta tragédia humana: as desigualdades, a especulação fundiária, a concentração das terras urbanas e a falta de políticas urbanas de acesso à moradia e de proteção aos riscos.
Historicamente a classe trabalhadora, com destaque para a população negra e pobre, sofre com as consequências de inefetividade dos governos na garantia do direito à moradia digna a todos e todas e do cumprimento da função social da terra.
A lógica do mercado imobiliário tem dominado o cenário urbano brasileiro, visando garantir lucros e transformando a moradia em mercadoria inacessível, que com o seu alto custo obriga a classe trabalhadora viver em locais sem estrutura, segurança e condições adequadas.
A ausência de condições mínimas de acesso a uma moradia digna deixa milhões de brasileiros em permanente situação de risco, o que impede a efetivação da Constituição Federal.
Que seja feita a justiça social com a reforma urbana e agrária sustentável. Moradia em primeiro lugar!
São Paulo, 21 de fevereiro de 2023.
A seguir, algumas formas emergenciais de apoiar as famílias:
Instituto Verdescola e Instituto Conservação Costeira estão arrecadando dinheiro e, em caráter de urgência, colchão, lençol, toalha, água sanitária, água mineral, roupas usadas de crianças e adultos, itens de higiene pessoal. As entregas físicas podem ser feitas na sede do Instituto Verdescola e sede da Sabaleia. Já o PIX é: verdescola@verdescola.org.br
Ação da Cidadania está aceitando doações pelas contas:
Banco do Brasil: Ag 1211-4 | CC 500.537-x
Itaú: Ag 0417 | CC 65638-6
Ou pelo PIX: sos@acaodacidadania.org.br
SOS Costa Sul está aceitando doações de água potável, produtos de higiene e alimentos não perecíveis. O SOS Costa SUL foi montado pela Associação Rosas Negras de São Sebastião; Central Panelaço – Vivi Torrico do Solidariedade Vega de São Paulo; ONG Ilu Oba de Min – SP e Mandatos das Deputadas Leci Brandão e Marina Helou. Postos de arrecadação em São Paulo:
Central Panelaço
Rua Cesário Ramalho, 157 – Sede – Cambuci SP
Matilha Cultural
Rego Freitas, 542 – Centro – SP
Boiçucanga:
Cabral e Selma
Rua Pindamonhangaba 144 campainha casa 2
Centro de São Sebastião
Cris
Rua Ilha Bela 39 casa 4- Centro
Ilha Bela
Eloiza Lourenço
Rua Acre, 303 – Barra Velha – Próximo a APAE
Contatos
1196903-9061 Cabral
1195141-4706 Selma