As fortes chuvas que têm causado transtorno em nossa cidade também afetaram a sede do Programa Reviravolta da População em Situação de Rua e demais equipes do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos. Isto porque, as chuvas, somadas aos problemas com alagamento nas ruas do entorno, queda de árvores, falta de energia elétrica e falta de segurança na região têm feito com que as atividades do espaço e o atendimento dos participantes fiquem comprometidos.
O Programa Reviravolta visa a contribuir para a inserção social, organização da vida pessoal e acesso a políticas públicas de inclusão de pessoas que estão em situação de rua, para que eles retomem seus sonhos e consigam dar uma “reviravolta” em suas vidas.
Em sua sede acontece um trabalho que associa geração de renda e inclusão produtiva, através de uma rotina de atividades coletivas relacionadas à reciclagem que visam estimular a convivência e relações sociais solidárias, além de oficinas de formação crítica. Toda renda obtida pela comercialização dos resíduos potencialmente recicláveis é destinada para as e os participantes.
As ações do Reviravolta contribuem com a organização pessoal e a superação das vulnerabilidades que levam à situação de rua. E também colaboram para maior conscientização ambiental. Além disso, participantes recebem acompanhamento social para regularização de documentos, encaminhamentos para os serviços públicos de saúde, educação, assistência social, entre outros.
Para todo este trabalho, o Reviravolta conta com uma equipe de pessoas de diferentes áreas como assistência social, psicologia, educação ambiental, entre outras.
Mas não é só isso que acontece no Revira: o espaço abraça todos, todas e todes que o frequentam com reuniões, ações culturais, mobilizações e articulações locais de grupos que atuam com população de rua, de São Paulo e de outras cidades do Brasil, em um local sempre bem cuidado, limpo e em excelentes condições de espaço.
Como ajudar?
O Reviravolta da População em Situação de Rua se localiza na região central de São Paulo, em um espaço da Mitra Arquidiocesana, alugado há mais de 20 anos para as atividades do Programa. Não há recursos suficientes para manutenções estruturais do prédio e para manter o espaço seguro e confortável é necessário apoio para a reforma do telhado. Se você trabalha ou conhece pessoas da área de engenharia e infraestrutura e quer colaborar seja em serviços voluntários ou doação de materiais para reforma do espaço, entre em contato com: reviravolta@gaspargarcia.org.br (11) 3311-9928 / 3311-9961.