No último sábado, 19 de agosto, o Programa Reviravolta da População em Situação de Rua esteve presente ao lado de suas e seus participantes no ato que marcou o Dia de Luta da População em Situação de Rua, realizado no centro de São Paulo. Todos os anos o Programa participa do ato, pautando respeito, direitos e oportunidades para a população em situação de rua.

Neste ano, a equipe do Reviravolta promoveu conversas significativas sobre a importância da participação coletiva na busca por direitos e, junto aos participantes, preparou cartazes para o ato. Um dos participantes lembrou que serviços essenciais, como os centros de acolhida, foram implementados como resultado de manifestações passadas. Isso destaca como a voz coletiva pode trazer mudanças reais e tangíveis.

No ato, o grupo se somou a outros movimentos para lembrar o passado, lutar pelo presente e construir um futuro mais justo, por uma realidade mais acolhedora. O mês de agosto é particularmente marcante para a população em situação de rua, pois relembramos o fatídico massacre ocorrido no dia 19 de agosto de 2004, às 20h49, na Praça da Sé. Uma lembrança dolorosa, mas necessária, para que a sociedade não se esqueça das lutas e desafios enfrentados pela população em situação de rua.

Festival Pop Rua

Além do ato em memória da Praça da Sé, o Programa Reviravolta também participou do Festival Pop Rua numa das tendas e propôs uma provocação sobre a responsabilidade da correta destinação de materiais potencialmente recicláveis com uma oficina sobre inclusão produtiva a partir da triagem destes materiais. O CGGDH participou da articulação do evento e, em parceria com os movimentos sociais, apoiou a organização da Feira Luz Criativa.

Programa Reviravolta

O Programa Reviravolta contribui com a organização pessoal e superação das vulnerabilidades que levam à situação de rua. Além disso, participantes recebem acompanhamento social para regularização de documentos, encaminhamentos para os serviços públicos de saúde, educação, assistência social, entre outros. 

Toda renda obtida pela comercialização dos resíduos potencialmente recicláveis é destinada para as e os participantes.  Conheça o Reviravolta e entenda como a reciclagem potencializa relações inter e intrapessoais, além de impactar positivamente a esfera ambiental: gaspargarcia.org.br/programa-reviravolta

Compartilhe: