O Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos,  no dia 08 de julho de 2019, recebeu  o Ministro da Cooperação e Desenvolvimento Econômica da Alemanha o Dr. Gerd Müller e comitiva,  a convite da nossa parceira Institucional  a Agência Católica de Cooperação Alemã MISEREOR, para ver  de perto os trabalhos sociais desenvolvidos  e conhecer um pouco  da difícil realidade vivida pelas populações excluídas de nossa cidade de São Paulo, apresentadas pelo Centro Gaspar Garcia de DH e pelo Centro Social Nossa Senhora do  Bom Parto.

O encontro aconteceu  no espaço do Programa Reviravolta da População de Rua, do Centro Gaspar Garcia de DH,  na rua Vinte e Cinco de Janeiro , 274, bairro da Luz, projeto de inclusão social e produtiva através da reciclagem,  para a População em Situação de Rua.

O Ministro e sua comitiva, incluindo o Cônsul alemão em São Paulo o Sr. Jens Gust , foram recebidos pela Irmã Delci, do CAIS, representando a MISEREOR e Renê Ivo   pelo Centro Gaspar Garcia de DH. A coordenadora do Programa Reviravolta, Sheila Marcolino, falou  do  trabalho desenvolvido no espaço, que inclui oficinas de cidadania, espaço de convivência  e atividades de reciclagem,  em seguida, convidou a todos a se dirigirem ao refeitório , onde seria feita as apresentações.

Inicialmente Irmã Delci falou da importância do apoio de MISEREOR, fundamental para qualificar os trabalhos das organizações parceiras, principalmente neste momento de retrocesso nas políticas públicas de inclusão social e redução dos espaços de participação popular na gestão pública. Luiz Kohara, do Centro Gaspar Garcia DH  apresentou a questão do Direito à Cidade, negado às populações pobres e as violências sofridas pelos  trabalhadores informais,  catadores de materiais recicláveis e moradores em habitações precárias. Marilda Lima, apresentou vídeo que mostra os trabalhos do Bom Parto e falou da difícil situação do jovem pobre de periferia em nossa cidade, sobre o desemprego e a violência policial. Em seguida participantes do Projeto Reviravolta falaram de suas trajetórias e a importância que o Programa faz em suas vidas e  Jorge Ribeiro,  educador do Bom Parto , trouxe seu testemunho pessoal, hoje ele trabalha com  jovens em  atividades de inclusão social no Bom Parto, inclusive três destes jovens, incluindo um imigrante , vieram com ele para o encontro.

No final , o ministro Gerd Müller  agradeceu a acolhida e as informações, reiterou a importância dos espaços de  cooperação , principalmente na defesa dos Direitos Humanos e que em sua estada no Brasil , iria se encontrar com vários atores governamentais  e da sociedade civil, inclusive visita à Amazônia, ele recebeu de um participante do Programa Reviravolta, quadro com foto tirada em Oficina de Fotografia sobre Moradia, do Programa Reviravolta.

2 -Visita Ministro

A  equipe do Centro Gaspar Garcia de DH agradece a todos que contribuíram para esta atividade, o consulado da Alemanha em São Paulo, através da Sophie Allmers e do cônsul Jens Gust, de Marilda Lima do Bom Parto, Irmã Delci do CAIS/ MISEREOR e Stefan Kramer e Regina Reinart de MISEREOR pelo apoio e a toda equipe de MISEREOR, que confia em nosso trabalho e seguimos juntos na construção de um mundo mais justo e fraterno.