Material foi lançado no dia 01 de abril, no Museu da Língua Portuguesa
O Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos realizou no Museu da Língua Portuguesa, localizado no centro histórico da capital paulista, o lançamento da Cartilha “Orientações para enfrentar a violência contra pessoas que lutam por moradia”.
A cartilha é resultado de um processo de articulação e atuação do Centro Gaspar Garcia com movimentos, entidades e pessoas que atuam na luta pelo direito à moradia no contexto de desigualdades urbanas.
O material tem conteúdo didático e ilustrado para fortalecer a consciência e a organização coletiva pelo direito à moradia. A cartilha aborda temas como Segurança Pública, como agir em caso de ameaça de remoção, e formas de organização e enfrentamento de situações de violência institucional nas ocupações. A publicação conta com apoio da Fundação Ford e Misereor.
ACESSE A CARTILHA AQUI
O evento contou com a participação de militantes de movimentos de moradia e moradores de ocupações, além de representantes de associações, pesquisadores e pessoas que atuam com o tema.
Participaram da mesa de lançamento o coordenador do Centro Gaspar Garcia, Francisco Comaru, a advogada da entidade, Juliana Avanci, a coordenadora do núcleo de habitação e urbanismo da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Taíssa Nunes, e o coordenador da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo (UMM-SP), Sidnei Pita. Também participaram da mesa Tereza Arrais, representando a Articulação da Vila Andrade, e o padre Antonio Naves, da Pastoral da Moradia de São Paulo.
Sou Presidenta da Comissão de Direitos Humanos da OABSJCAMPOS. Onde posso conseguir a cartilha? Vocês podem disponibilizar uma quantidade razoável para distribuirmos nas comunidades em que trabalhamos? Uma delas é o Banhado.
Parabéns por essa maravilhosa cartilha!