“O compromisso pela justiça social” é o tema do mês de agosto, durante nova etapa do curso Quem sabe mais luta melhor

ago 5, 2021 | 0 comentários

Compartilhe:
Foto: Sérgio Silva | Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos

Compreender o papel da liderança no contexto social, comunitário e familiar, capaz de denunciar as violações de direitos e promover a defesa da vida e dos direitos humanos de forma consciente, coletiva e responsável. Este é o mote da aula que será ministrada na próxima quarta-feira, dia 11 de agosto, durante o curso  “Quem sabe mais luta melhor: formação popular em direitos humanos e direitos à cidade”, promovido pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, com apoio da Fundação Ford. A aula terá a participação de Erika Hilton (Vereadora PSOL/SP), Fransergio Goulart (Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial) e Gilberto Carvalho. A mediação será de Cintia Fidelis, do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos.Haverá transmissão pelo Facebook e Youtube. 

O curso Quem sabe mais luta melhor tem o objetivo de promover reflexão crítica e fortalecer o engajamento de lideranças e profissionais que atuam na defesa e garantia de direitos fundamentais. Teve início no mês de maio e se estende até setembro deste ano. Os encontros são sempre quinzenais, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h. A formação é gratuita e haverá emissão de certificado ao final da jornada. É possível se inscrever a qualquer momento da jornada de formação, para rever as atividades anteriores clique aqui

O curso busca fortalecer a formação dos participantes como agentes de conscientização e promoção do direito à cidade, das políticas públicas, dos direitos fundamentais, das liberdades e garantias fundamentais e do bem comum. Ao todo, são cinco eixos temáticos e, entre os temas debatidos estão Estado e políticas públicas enquanto instrumento de disputa política, religião e territórios, movimentos sociais na atualidade, o compromisso pela justiça social, e estratégias de comunicação comunitária para transformação.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

Como são as aulas?

Para cada eixo temático há sempre dois encontros, sendo sempre o primeiro uma transmissão ao vivo pelo facebook do Centro Gaspar Garcia e o segundo pelo Zoom, com os participantes inscritos e exercícios de reflexão e práticas coletivas. As aulas são ministradas por militantes de movimentos sociais, comunicadores, lideranças políticas e religiosas, pensadores de diversas universidades brasileiras, entre outros. 

Entre os palestrantes, já passaram pelo curso:

  • A importância da formação na luta por direitos: Frei Betto;
  • Políticas públicas e Estado: Francisco Comaru (professor na Universidade Federal do ABC) e Maria de Lourdes Zuquim (professora na FAUUSP);
  • Religião e territórios: Iyá Adriana de Nanã (sacerdotisa do Ilê Axé Omó Nanã), José Geraldo Rodrigues (vigário da Paróquia São José da Vila Prudente), Ricardo Mendes (pastor da Travessia Comunidade Espiritual da ICM – Igreja da Comunidade Metropolitana), Valéria Vilhena (pastora e membro da EIG – Evangélicas Pela Igualdade De Gênero), Sheikh Yunus Mustafa Al Sheikh;
  • Desafios para os movimentos populares na atual conjuntura: Evaniza Rodrigues (membro da UMM – União dos Movimentos de Moradia de São Paulo / UNMP – União Nacional dos Movimentos de Moradia) e Maria José Menezes (da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo e Coalizão Negra por Direitos).

Para o tema “O compromisso pela justiça social, além da aula do dia 11 de agosto, haverá nova atividade no dia 25 deste mês, pelo Zoom, apenas com os participantes inscritos. 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *