Foto: Sérgio Silva | Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos

Compreender o papel da liderança no contexto social, comunitário e familiar, capaz de denunciar as violações de direitos e promover a defesa da vida e dos direitos humanos de forma consciente, coletiva e responsável. Este é o mote da aula que será ministrada na próxima quarta-feira, dia 11 de agosto, durante o curso  “Quem sabe mais luta melhor: formação popular em direitos humanos e direitos à cidade”, promovido pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, com apoio da Fundação Ford. A aula terá a participação de Erika Hilton (Vereadora PSOL/SP), Fransergio Goulart (Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial) e Gilberto Carvalho. A mediação será de Cintia Fidelis, do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos.Haverá transmissão pelo Facebook e Youtube. 

O curso Quem sabe mais luta melhor tem o objetivo de promover reflexão crítica e fortalecer o engajamento de lideranças e profissionais que atuam na defesa e garantia de direitos fundamentais. Teve início no mês de maio e se estende até setembro deste ano. Os encontros são sempre quinzenais, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h. A formação é gratuita e haverá emissão de certificado ao final da jornada. É possível se inscrever a qualquer momento da jornada de formação, para rever as atividades anteriores clique aqui

O curso busca fortalecer a formação dos participantes como agentes de conscientização e promoção do direito à cidade, das políticas públicas, dos direitos fundamentais, das liberdades e garantias fundamentais e do bem comum. Ao todo, são cinco eixos temáticos e, entre os temas debatidos estão Estado e políticas públicas enquanto instrumento de disputa política, religião e territórios, movimentos sociais na atualidade, o compromisso pela justiça social, e estratégias de comunicação comunitária para transformação.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

Como são as aulas?

Para cada eixo temático há sempre dois encontros, sendo sempre o primeiro uma transmissão ao vivo pelo facebook do Centro Gaspar Garcia e o segundo pelo Zoom, com os participantes inscritos e exercícios de reflexão e práticas coletivas. As aulas são ministradas por militantes de movimentos sociais, comunicadores, lideranças políticas e religiosas, pensadores de diversas universidades brasileiras, entre outros. 

Entre os palestrantes, já passaram pelo curso:

  • A importância da formação na luta por direitos: Frei Betto;
  • Políticas públicas e Estado: Francisco Comaru (professor na Universidade Federal do ABC) e Maria de Lourdes Zuquim (professora na FAUUSP);
  • Religião e territórios: Iyá Adriana de Nanã (sacerdotisa do Ilê Axé Omó Nanã), José Geraldo Rodrigues (vigário da Paróquia São José da Vila Prudente), Ricardo Mendes (pastor da Travessia Comunidade Espiritual da ICM – Igreja da Comunidade Metropolitana), Valéria Vilhena (pastora e membro da EIG – Evangélicas Pela Igualdade De Gênero), Sheikh Yunus Mustafa Al Sheikh;
  • Desafios para os movimentos populares na atual conjuntura: Evaniza Rodrigues (membro da UMM – União dos Movimentos de Moradia de São Paulo / UNMP – União Nacional dos Movimentos de Moradia) e Maria José Menezes (da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo e Coalizão Negra por Direitos).

Para o tema “O compromisso pela justiça social, além da aula do dia 11 de agosto, haverá nova atividade no dia 25 deste mês, pelo Zoom, apenas com os participantes inscritos. 

Compartilhe: