Nesta quarta-feira, dia 10 de maio, às 19h (horário de Brasília), vamos transmitir pelo Facebook e Youtube do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos o debate Políticas Públicas e Estado enquanto instrumento de disputa política, com Francisco Comaru, professor na Universidade Federal do ABC e Maria de Lourdes Zuquim, professora na FAUUSP. A mediação será de Vitor Inglez, advogado do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos. A transmissão faz parte do curso  “Quem sabe mais luta melhor: formação popular em direitos humanos e direitos à cidade”, promovido pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, com apoio da Fundação Ford, entre os meses de maio e setembro. A aula inaugural foi realizada no dia 07 de maio, com Frei Betto, reveja neste link.

Para participar da formação completa e gratuita e receber certificado ao final da jornada faça sua inscrição aqui.

Onde assistir às aulas?

No total, o curso terá cinco eixos temáticos. Para cada tema/mês haverá sempre dois encontros quinzenais. O primeiro é uma transmissão aberta, por facebook, e o segundo um encontro por zoom apenas para os inscritos. Para assistir à transmissão desta quarta-feira, dia 7 de maio, às 19h, escolha um dos links abaixo:

Para a aula do dia 26 de maio, também às 19h e com o mesmo tema, a coordenação do curso encaminhará link do Zoom para o e-mail e whatsapp dos inscritos.

Mais sobre o tema

O tema escolhido para o mês de maio – Políticas Públicas e Estado enquanto instrumento de disputa política – busca trazer mais compreensão quanto à função do Estado e a importância das políticas públicas voltadas à promoção da vida e à distribuição de renda. Saiba mais sobre os convidados:

Francisco Comaru, professor Associado na Universidade Federal do ABC, mestre em engenharia e doutor em Saúde Pública pela USP. Francisco tem experiência em assessoria aos movimentos populares em lutas por habitação, em direitos humanos e educação popular. Atualmente, faz parte da coordenação do LabJuta (Laboratório Justiça Territorial da UFABC) e do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos.

Maria de Lourdes Zuquim, professora nos cursos de graduação e pós-graduação da FAUUSP  e vice coordenadora científica do NAPPLAC (Núcleo de Apoio à Pesquisa: Produção e Linguagem do Ambiente Construído).  É doutora em estruturas ambientais urbanas  e já trabalhou em órgãos públicos como Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Instituto de Previdência do Estado SP, Superintendência de Desenvolvimento do Litoral Paulista, CDHU, Secretaria de Estado da Cultura/SP, Secretaria de Meio Ambiente/SP, Secretaria de Governo da PMSP. Na área de Arquitetura e Urbanismo, atua principalmente nos temas: habitação, meio ambiente, urbanização de favela, políticas urbanas e ambientais. É autora do livro “Os Caminhos do Rural. Uma questão agrária e ambiental” (Senac, 2007) e organizadora do livro “Práticas recentes de intervenção urbana em áreas informais na América Latina (FAUUSP, 2014) e Bairros Populares Medellín -Favelas São Paulo (FAUUSP, 2017).

A mediação será de Vitor Inglez, advogado do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e mestrando em planejamento urbano e regional pela FAUUSP.

Compartilhe: