Curso “Quem sabe mais luta melhor” realiza formação popular online em direitos humanos e direito à cidade

abr 30, 2021 | 14 Comentários

Promover reflexão crítica e fortalecer o engajamento de lideranças e profissionais que atuam na defesa e garantia de direitos fundamentais. Este é o objetivo do curso “Quem sabe mais luta melhor: formação popular em direitos humanos e direito à cidade”, promovido pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, com apoio da Fundação Ford, entre os meses de maio e setembro. É possível fazer a inscrição em qualquer momento da jornada, apenas preenchendo o formulário. O curso é online e gratuito. Haverá emissão de certificado ao final.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

“Quem sabe mais luta melhor” busca fortalecer a formação dos participantes como agentes de conscientização e promoção do direito à cidade, das políticas públicas, dos direitos fundamentais, das liberdades e garantias fundamentais e do bem comum. Ao todo, são cinco eixos temáticos e entre os temas estão “Estado e políticas públicas enquanto instrumento de disputa política”, “religião e territórios”, “movimentos sociais na atualidade”, “o papel de lideranças na justiça social”, e “estratégias de comunicação popular e comunitária para transformação”.

Para cada eixo temático há sempre dois encontros, sendo sempre o primeiro uma transmissão ao vivo pelo facebook e youtube do Centro Gaspar Garcia e o segundo pelo Zoom, com os participantes inscritos, com exercícios de reflexão e práticas coletivas. As aulas são ministradas por militantes de movimentos sociais, comunicadores, lideranças políticas e religiosas, pensadores de diversas universidades brasileiras, entre outros. 

“Esta é uma oportunidade para formação valorizando aspectos da militância popular, trocas de experiência para a reflexão e ação, além de fortalecer nosso compromisso pessoal e social pela justiça, pois acreditamos que quem sabe mais qualifica melhor sua luta popular por direitos”, afirma André Alcântara, coorganizador do curso e membro do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos. 

Confira as atividades já transmitidas e a programação completa:

Aula inaugural – A importância da formação na luta social

A aula inaugural foi no dia 07 de maio, com Frei Betto (www.freibetto.org), que falou sobre a importância da formação permanente para qualificar a luta popular por mais direitos. Assista aqui:


Primeiro eixo temático – Políticas públicas e Estado enquanto instrumento de disputa política

Realizado nos dias 12 e 26 de maio, o debate Políticas Públicas e Estado enquanto instrumento de disputa política contou com a participação de Francisco Comaru, professor na Universidade Federal do ABC e Maria de Lourdes Zuquim, professora na FAUUSP. A mediação foi de Vitor Inglez, advogado do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos. O debate de 12 de maio foi transmitido, assista abaixo:

Já o segundo dia foi pelo zoom e não houve transmissão. No entanto, é possível acessar o material complementar para estudo clicando aqui.


Segundo eixo temático: Religiões e territórios

Realizado nos dias 09 e 23 de junho, às 19h, o debate Religião e territórios buscou conhecer o universo da religiosidade e espiritualidades populares e a atuação das instituições religiosas no território para o uso da fé como instrumento de libertação, promovendo relações fundadas no respeito e na diversidade. 

O primeiro dia (09 de junho) contou com a participação de Iyá Adriana de Nanã (sacerdotisa do Ilê Axé Omó Nanã), padre José Geraldo Rodrigues (vigário da Paróquia São José da Vila Prudente) e pastor Ricardo Mendes (Travessia Comunidade Espiritual da ICM – Igreja da Comunidade Metropolitana). A mediação foi de Luiz Kohara (Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos).

Já o segundo encontro foi pelo zoom e não houve transmissão. Contou com a colaboração de Sheikh Yunus Mustafa Al Sheikh e pastora Valéria Vilhena (membro da EIG – Evangélicas Pela Igualdade De Gênero).

O segundo encontro (23 de junho) teve a contribuição de Valéria Vilhena, pastora e membro da EIG (Evangélicas Pela Igualdade De Gênero). Não houve transmissão; foi pelo Zoom, apenas para inscritos.


Terceiro eixo temático: Desafios para os movimentos populares na atual conjuntura:

A formação aconteceu nos dias 07 e 21 de julho. O primeiro encontro teve transmissão pelo facebook e youtube do CGGDH; falaram sobre o assunto Evaniza Rodrigues, da União dos Movimentos de Moradia (UMM) e Maria José Menezes, da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo e da Coalizão Negra por Direitos. A mediação foi de Benedito Barbosa (Dito) do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e Central dos Movimentos Populares.

Já o segundo dia foi pelo zoom e não houve transmissão.


Quarto eixo temático: O compromisso pela justiça social

Compreender o papel da liderança no contexto social, comunitário e familiar, capaz de denunciar as violações de direitos e promover a defesa da vida e dos direitos humanos de forma consciente, coletiva e responsável. Este é o mote da aula que será ministrada na próxima quarta-feira, dia 11 de agosto, durante o curso  “Quem sabe mais luta melhor: formação popular em direitos humanos e direitos à cidade”, promovido pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, com apoio da Fundação Ford. A aula terá a participação de Erika Hilton (Vereadora PSOL/SP), Fransergio Goulart (Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial) e Gilberto Carvalho. Haverá transmissão pelo Facebook e Youtube. Ainda sobre o mesmo tema, o próximo encontro será no dia 25 de agosto, pelo Zoom e sem transmissão ao vivo.


Quinto eixo temático: estratégias de comunicação comunitária para transformação

O quinto e último encontro terá como objetivo qualificar o uso da comunicação como instrumento de poder popular, utilizando de forma consciente para a superação das violências e desigualdades, disputando as narrativas para afirmar os direitos humanos. Acontecerá nos dias 8 e 22 de setembro, às 19h. Já estão confirmados: Jéssica Moreira (Nós mulheres da periferia), Data-labe, Karen Debértolis (jornalista, escritora, professora de ética no jornalismo) e Igor (Brasil de Fato e Agência Pavio).

Compartilhe:

14 Comentários

  1. Angela Aparecida Da Silva

    Agradeço a oportunidade de estudar junto a esta entidade atuante que realmente efetiva os direitos humanos.

    Responder
  2. Tania Maria Ramos Costa do Nascimento

    Uma boa oportunidade para formação de lideranças

    Responder
  3. Rubens dos santos

    Gostaria de mas informação

    Responder
  4. Renato Sena

    Sim concordo

    Responder
    • Renatinho

      Sim

      Responder
  5. Adilelson Fagundes Pereira

    Muito importante esse curso !!! E a divulgação !!!

    Responder
  6. VANI POLETTI

    Sou representante legal do movimento Habitacional e Ação Social entidade que luta pelo direito a moradia

    Responder
  7. Elisabete Sales de Melo

    Quero muito ser contemplada com.uma vaga na formação.

    Responder
  8. Mônica Campos

    Essa iniciativa é assertiva e fundamental. Em tempos de crise e de um governo incompetente e que não respeita a população, devemos nos municiar de conhecimento.

    Responder
  9. Odemir Silva

    Gostaria de receber informações sobre cursos, palestras.

    Responder
  10. Nicélia Fonseca

    bom dia, gratidão pela oportunidade

    Responder
  11. Cristiane Vargas da Costa

    Quero parabenizar a iniciativa num momento tão propício para ela.

    Responder
  12. Jeronimo da Silva Sérgio

    Atuo na Área Social da cidade de Aracaju, há mais de 15 anos. Recebi o comunicado desse curso de Formação Popular, passei para vários Coletivos Populares dos quais faço parte e esqueci de fazer minha inscrição.
    Hoje ao abrir a página, fiquei surpreso pelo fato das inscrições haverem encerradas.
    A coordenação sabe informar quando haverá niva capacitação.
    Grato pela atenção.
    Jerônimo da Silva Sérgio

    Responder
  13. Sivi

    O curso traz a narrativa ,a visão ,o debate , a solidariedade ,a partilha de conhecimento e de aprendizagem

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Curso "Quem sabe mais luta melhor" traz como primeiro tema Políticas Públicas e Estado enquanto instrumento de disputa política - Gaspar Garcia - […] Quer participar da formação completa e gratuita com aulas quinzenais e receber certificado ao final da jornada? Saiba mais…
  2. Religião e territórios é o tema da segunda etapa do Curso "Quem sabe mais luta melhor"; ainda é possível fazer inscrição - Gaspar Garcia - […] maio e o primeiro tema foi Políticas Públicas e Estado enquanto instrumento de disputa política. Para saber mais e…
  3. Formação "Quem sabe mais luta melhor" debaterá desafio dos movimentos populares - […] ‘Quem sabe mais luta melhor‘ começou em maio e o primeiro eixo temático trabalhado foi Políticas Públicas e Estado…
  4. O compromisso pela justiça social é tema da etapa do curso Quem sabe mais luta melhor - […] O curso Quem sabe mais luta melhor tem o objetivo de promover reflexão crítica e fortalecer o engajamento de…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se