GCM e PM cercando a Cracolândia. Imagem de setembro de 2020. | Facebook A Craco Resiste

O Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, associação civil, fundada em 15 de outubro de 1988, compromete-se, historicamente, com a integração e inclusão social de moradores e moradoras de cortiços, favelas e habitações precárias, pessoas em situação de rua, catadores e catadoras de materiais recicláveis e trabalhadores ambulantes, visando melhorar suas condições de vida por meio de processo de educação popular, trabalho social, defesa dos direitos e incidências nas políticas públicas, prioritariamente na região central de São Paulo, de modo a favorecer a construção de uma sociedade justa e solidária.

Em nossa atuação histórica, enfrentamos diversos desafios, especialmente na região da Luz, onde o avanço dos interesses imobiliários produz políticas de repressão executadas inclusive por agentes públicos e representadas por agentes políticos no parlamento.

Neste contexto, o atual processo de criminalização do movimento ‘A Craco Resiste‘ não é um fato isolado e deve ser imediatamente denunciado. O uso das instituições públicas para perseguir e reprimir a atuação dos movimentos populares está em desacordo com o pacto político-social fundamental descrito na Constituição Federal.

O grupo é formado por profissionais, moradores e lideranças comprometidas com a superação das violências vividas pelos moradores da região. Realiza, também, o monitoramento das violações com o registro e sistematização de dossiês apontando as limitações e violências promovidas pelas incoerentes e ineficazes ações de repressão desenvolvidas pelos gestores públicos, com o uso das forças policiais contra os dependentes químicos.

Compartilhe: