Desde segunda feira, dia 18 de janeiro, circula um vídeo nas redes sociais e já amplamente divulgado pela imprensa, sobre uma abordagem violenta por parte de agentes da prefeitura e policiais militares, na região da rua Direita, no Centro de São Paulo, contra o trabalhador ambulante, Geová de Oliveira Lima. (veja aqui).

A truculenta ação da polícia militar e de tais agentes aconteceu no dia 15 de janeiro, quando o ambulante Geová, que vende açaí, voltava para a casa e resolveu atender um cliente na referida região. Isso foi o bastante para que policiais militares violentos e agentes despreparados apreendessem as suas mercadorias e ainda protagonizassem um show de horrores, agredindo o ambulante, que durante a ação informava que era pessoa legalizada e possuía autorização para trabalhar.

As cenas são aterrorizantes, Geová apanhou e relata que sofreu golpes, onde teve o joelho de policiais e cacetetes apertados contra seu pescoço, o que o impediu de respirar, provocando sangramento e desmaio. Ainda foi algemado, preso pela polícia e enquadrado por dano ao patrimônio.

A ação toda é de truculência e violência extremas, por parte dos fiscais e por parte dos policiais, escancarando uma rotina diária de violência contra trabalhadores ambulantes na cidade de São Paulo, que todos os dias são obrigados a conviver com ações truculentas de um verdadeiro exército de “formigas vermelhas”, apoiados por GCMs e policiais militares em suas ações violentas.

Com o fim do auxílio emergencial, com milhões de desempregados que vagam pelas cidades, vítimas da pandemia da Covid-19 e que precisam trabalhar, são milhões de Geovás e Marias, nas ruas da cidade, tentando sobreviver e buscar o sustento para suas famílias. É inaceitável que a polícia militar ou que agentes da prefeitura de São Paulo não encontrem outras formas de tratar os trabalhadores ambulantes. Esta violência precisa acabar.

Toda nossa solidariedade ao Geová e sua família, repudiamos mais este ato violento contra os ambulantes na cidade de São Paulo.

Basta de Violência Policial! Pelo fim da Operação Delegada!

São Paulo, 20/01/2021

Fórum dos Ambulantes da Cidade São Paulo

União Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Camelôs, Feirantes e Ambulantes do Brasil – UNICAB

Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos

Central de Movimentos Populares

Compartilhe: